Equipe
Elisaldo Luiz de Araujo Carlini – Diretor do CEBRID
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (1957) e mestrado em Psicofarmacologia – Yale University (1962). Atualmente é Professor Emérito da Universidade Federal de São Paulo, membro do Expert Advisory Panel on Drug Dependence and Alcohol Problems (7º Mandato) – World Health Organization (WHO), ex-membro do International Narcotic Control Board (INCB), eleito pelo Conselho Econômico Social das Nações Unidas, parecerista do Phytotherapy Research e Journal of Ethnopharmacology, coordenador da Câmara de Assessoramento
Técnico Científico da Secretaria Nacional Antidrogas (SENAD). Tem experiência na área de Farmacologia, com ênfase em Neuropsicofarmacologia, atuando principalmente nos seguintes temas: drogas, levantamentos epidemiológicos, plantas medicinais, psicofarmacovigilância. Orientador de Mestrado e Doutorado do Departamento de Medicina Preventiva da UNIFESP.
–
Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade de São Paulo (1976), Mestrado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1981) e doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (1996). Atualmente é Pesquisadora Científica do CEBRID (Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas) do Departamento de Medicina Preventiva da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Professora de Pós-Graduação do Departamento de Medicina Preventiva da UNIFESP, Professora de Pós-Graduação do Departamento de Informática em Saúde (UNIFESP) e Professora Adjunta- Campus Diadema da Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em estudo qualitativo, atuando principalmente nos seguintes temas: crack, drogas psicotrópicas, dependência, cocaína e em Vigilância Sanitária com atuação na área de consumo de medicamentos.
–
Zila van der Meer Sanchez Dutenhefner
É professora do Departamento de Medicina Preventiva da Escola Paulista de Medicina (EPM), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Possui graduação em Farmácia-Bioquímica pela USP, mestrado, doutorado e pós-doutorado em Ciências pela UNIFESP. Realizou doutoramento-sanduíche PDEE na Universidade Autônoma de Barcelona, em Antropologia Social e Cultural e pós-doutorado no Departamento de Epidemiologia da Michigan State University, nos EUA, com cursos de epidemiologia (especialmente análises de dados epidemiológicos) realizados na Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health e Columbia University. É professora-orientadora do programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da UNIFESP e pesquisadora do Centro Brasileiro de Informações Sobre Drogas Psicotrópicas (CEBRID/UNIFESP). Responsável por auxílios à pesquisa na FAPESP, CNPq, Ministério da Saúde e UNODC (ONU). É editora associada do periódico BMC Public Health, revisora de diversos periódicos indexados e assessora ad-hoc de agências de fomento à pesquisa (FAPESP, CNPq, FAPEMIG, FAPESB e FACEPE). Suas principais linhas de pesquisa tratam do estudo dos fatores associados ao abuso de álcool (binge drinking), tabaco e outras drogas por adolescentes e jovens adultos, além da avaliação de resultados de programas de prevenção ao uso de drogas. Leciona Epidemiologia para o curso de pós-graduação em Saúde Coletiva e de graduação em Medicina. Foi consultora do PNUD-ONU para Políticas de Drogas no Estado de São Paulo. Além da carreira acadêmica, foi vice-presidente da ONG SAFRATER, focada na educação de crianças e adolescentes em comunidades de risco em São Paulo, tendo desenvolvido o projeto de extensão PHAVI de habilidades para a vida para adolescentes em situação de risco social, com foco na promoção de saúde e prevenção ao uso de drogas.
–
Possui graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo (1981), mestrado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (1992) e mestrado em Psicobiologia pela Universidade Federal de São Paulo (2004). Iniciou o primeiro ambulatório especializado do SUS para dependentes de substâncias psicoativas entre 1987 e 1995 no Ambulatório de Saúde Mental do Jaçanã da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo. Secretária municipal da Saúde e Diretora Clínica do Centro de Saúde Escola de São Gabriel da Cachoeira – AM, entre 1995 e 1998. Diretora da enfermaria de Dependências Químicas do Hospital Psiquiátrico Água Funda em 1998 e 1999. Coordenadora de Saúde Mental da Capital na Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo entre 1999 e 2004. Diretora da Clínica Psiquiátrica do Centro de Referência em Álcool, tabaco e outras drogas entre 2004 e 2010, e Diretora Geral do CRATOD entre 2010 e 2012. Atualmente colaboradora no CEBRID Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas.
–
Claudia Masur de Araújo Carlini
Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Anhembi Morumbi (1997) com ênfase em Criação Publicitária. Pesquisadora do CEBRID (Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas) na área de Psicoepidemiologia, sendo responsável pela supervisão e coordenação de projetos nacionais e internacionais de pesquisa sobre consumo de drogas. Supervisiona, coordena e participa da equipe de entrevistadores dos projetos quantitativos e qualitativos. Atualmente alocada no Departamento de Medicina Preventiva/UNIFESP. Representante suplente do CEBRID no CONED (Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas). Doutoranda FAPESP com o projeto Balada com Ciência.
–
Possui graduação em Química (Bacharelado e Tecnologia) pela Universidade Estadual de Campinas, Mestrado em Química Orgãnica pela Universidade Estadual de Campinas, Doutorado em Ciências na área de Química Orgânica pela Universidade Estadual de Campinas sob a orientação da Profa. Dra. Concetta Kascheres e Pós-Doutorado em Química de produtos Naturais pela USP, sob a supervisão do Prof. Dr. Antonio Salatino. Atualmente atua como pesquisadora do CEBRID da Universidade Federal de São Paulo, na área de Química de Produtos Naturais, concentrado as atividades principalmente nos seguintes temas: cromatografia gasosa e líquida de alta eficiência acoplada a espectrometria de massas, substâncias fenólicas, Identificação de substâncias, espectrometria de massas, ressonância magnética nuclear, sintese orgânica, relação estrutura química versus atividade biológia, análise estatísticas de processos químicos (quimiometria). Possui 40 trabalhos publicados em periódicos indexados, tais como Food Chemistry e Journal Agricultural Food Chemistry.
–
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (bacharelado e licenciatura), mestrado em Farmacologia pela Universidade Federal de São Paulo e doutorado em Ciências (Psicobiologia) pela Universidade Federal de São Paulo. Atualmente é pesquisador cientifico do Cebrid / Universidade Federal de São Paulo e professor docente doutor da Universidade de Santo Amaro. Tem experiência na área de Farmacologia, com ênfase em Neuropsicofarmacologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicofarmacologia, Plantas Medicinais Psicoativas,Etanol e Farmacovigilância de Plantas Medicinais.
–
Graduação em Farmácia pela Universidade Braz Cubas (2002-2005) e Mestrado e Doutorado em Ciências pelo Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (2007-2013). Atualmente é membro do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (CEBRID), atuando como pesquisadora do grupo de Plantas Medicinais e colaborando com os trabalhos do Professor Dr. Elisaldo Luiz de Araújo Carlini. Tem experiência na área de psicofarmacologia, com ênfase em plantas medicinais com atividade no sistema nervoso central, principalmente as antinociceptivas.
–