Projeto Farmacovigilância
-
Sobre a pesquisa
As preparações artesanais à base de cannabis com fins medicinais, sejam elas produzidas no Brasil ou importadas, podem apresentar controle de qualidade inadequado ou mesmo ausente. Como consequência, há um possível potencial de gerarem eventos adversos que não estão sendo relatados. Por outro lado, a aprovação no Brasil apenas do canabidiol e o alto preço dos medicamentos à base de derivados de cannabis disponíveis no mercado brasileiro, têm levado a um crescimento caótico da produção e consumo dessas preparações no país. A criação de uma Farmacovigilância que possa divulgar os potenciais eventos/reações adversas poderá ajudar pacientes e prescritores no itinerário terapêutico de acesso a produtos confiáveis à base de cannabis.
-
Objetivos propostos
Visando estabelecer atividades de farmacovigilância em medicamentos à base de cannabis, a pesquisa pretende:
⇒ instituir a coleta e análise de eventos/reações adversas produzidas por preparações medicinais à base de cannabis;
⇒ identificar a origem das preparações com maior prevalência de eventos adversos;
⇒ identificar reações/eventos adversos provenientes de interações medicamentosas;
⇒ classificar os tipos de reações/eventos adversos;
⇒ divulgar as reações, eventos adversos e informações científicas a respeito da cannabis que possam promover um uso racional dessas preparações.
-
Público alvo
Este estudo tem como premissa obter um feedback de médicos prescritores e farmacêuticos que manipulam preparações à base de derivados de cannabis, além de pacientes que utilizam essas preparações, no que se refere a observação de reações/eventos adversos.